Em Brasília, comemoração contou com exposição da réplica do avião sueco Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira
publicado:
10/06/2015 18h40
última modificação:
12/06/2015 11h20
Em comemoração aos 16 anos do Ministério da Defesa, Brasília (DF) recebeu exposição pública com a réplica do avião produzido pela empresa sueca SAAB, o caça Gripen NG. Nesta quarta-feira (10), o ministro da Defesa, Jaques Wagner visitou o evento e conheceu o futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
Transmitidos pelo capitão Gustavo de Oliveira Pascotto, um dos pilotos escolhidos para treinar o equipamento, os detalhes impressionaram o ministro que, ao término, assegurou a continuidade dos projetos estratégicos das Forças Armadas. “Esses projetos não podem ser descontinuados”, afirmou.
Na conversa com jornalistas, o ministro Wagner informou que, em agosto, cerca de 250 engenheiros e técnicos brasileiros irão para a Suécia. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento e a fabricação das aeronaves que começam a ser entregues a partir de 2019. Para Jaques Wagner, “o Brasil não quer ser só um mero comprador de armamento. O Brasil quer ser um produtor, um desenvolvedor de tecnologia”, disse.
Fotos compartilhadas nas mídias sociais com as hashtags #oFuturoChegou ou #Gripen poderão fazer parte do álbum da campanha no Facebook da FAB, retuitada no @portalfab ou publicada no@fab_oficial . Também há uma página no Facebook para confirmar a presença.
A abertura da exposição contou ainda com a participação do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e de militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de representantes religiosos e civis. A maquete do Gripen ficará no local até o próximo domingo (14), e poderá ser visto das 8h às 18h. A exposição é gratuita e aberta ao público.
Fonte: