Portal Brasil

Ministério lança sistema com informações do setor turístico

Metodologia torna possível retrato do emprego formal no setor do turismo, e informações sobre agências de viagem e transporte aéreo


por Portal Brasil


publicado:
11/09/2015 17h59


última modificação:
11/09/2015 17h59

O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, durante o II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – Brasil 2016-2014, realizado na semana passada em Brasília, as etapas do conjunto de ações que amplia o conhecimento sobre o setor de turismo: o novo Sistema Nacional de Informações Turísticas – o Situr Nacional.

Além de renovar a pesquisa de turismo internacional, representantes de órgãos públicos e privados, consultores internacionais e acadêmicos discutiram questões relativas à implantação do Situr.

“A economia do turismo depende do que conseguiremos fazer com o nosso novo sistema”, afirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa, José Francisco de Salles Lopes.

Uma das ações estratégicas para o sistema é a ampliação da pesquisa de Meios de Hospedagem, em negociação com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será realizada em 2016 e prevê uma coleta de cerca de 40 mil estabelecimentos.

Em 2011, o universo foi de sete mil meios de hospedagem e diversas categorias, desde o mais luxuoso ao mais simples, incluindo o cama e café, serão pesquisados.

O IBGE começará a divulgar, também, um retrato do setor de turismo com base em informações coletadas com segmentos como agências de turismo, transporte aéreo, transporte turístico, locadora de veículos e alojamentos.

O levantamento estará disponível a partir de setembro deste ano com dados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. A base de dados completa terá informações retroativas, que datam de janeiro de 2012.

Outra novidade foi a apresentação de uma ferramenta que permitirá a consulta a dados sobre a mensuração do emprego formal do setor de turismo no Brasil, usando como principais fontes a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD.

Dados do IPEA revelam que os estados que geram mais empregos no setor e apresentam maior índice de dependência das atividades relacionadas ao turismo, segundo a RAIS 2013, são o Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima e Distrito Federal.

Fonte: Ministério do Turismo