Portal Brasil

Ministérios reforçam ações de combate ao Aedes aegypti

Nesta sexta-feira, mutirões percorreram o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Aviação Civil em atividades contra a proliferação do mosquito


publicado:
12/02/2016 19h59


última modificação:
12/02/2016 19h59

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou nesta sexta-feira (12) um novo mutirão de vistoria e orientação dos servidores dentro das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. O trabalho foi coordenado pela Divisão de Promoção de Saúde do Mapa e contou com o apoio de brigadistas. As visitas foram feitas nas salas dos servidores, corredores, banheiros, copas e área externa do edifício-sede e do anexo.

“Nossa maior preocupação é com os filtros de água e com as plantas nos banheiros e copas. Já estamos orientando para que sejam limpos com frequência e que seja colocada areia nos vasos de plantas”, disse a enfermeira Luana Thamires.

A Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri) já vinha adotando boas práticas de prevenção ao mosquito. De acordo com a coordenadora da Binagri, Neuza Arantes, colocar areia nos vasos de plantas para não deixar acumular água se tornou um hábito. “Colocamos três colheres de água sanitária nos ralos para que não haja chance para o mosquito se reproduzir.”

Mobilização 

Na quinta-feira (11) a ministra Kátia Abreu pediu mobilização de toda a sociedade contra a proliferação do zika no País. “Juntos somos, na verdade, um grande exército”, destacou.

A ministra ressaltou que confia no poder de mobilização dos brasileiros e lembrou que, no passado, o País já enfrentou outras enfermidades como febre amarela, paralisia infantil, varíola.

“O Brasil tem de estar preparado para essa luta. O mosquito não tem de provocar medo, mas ação, atitude. O importante é que toda a sociedade participe junto com o governo desta mobilização. Não basta o governo agir sozinho”, disse Kátia Abreu.

Secretaria de Aviação

A Secretaria de Aviação da Presidência da República também mobilizou os servidores da Casa para conscientizar do papel de cada um no combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é que cada um dos servidores multiplique as orientações entre colegas, amigos e vizinhos.

Dia Nacional de Mobilização Zika Zero

Neste sábado (13), será realizado em todo o Brasil o Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, com o envolvimento de todos os órgãos do governo federal e também dos Estados e municípios. 

Fonte: Portal Brasil com informações do Mapa e SAC