Portal Brasil

Obras restabelecem funcionamento de Porto de Itajaí (SC)

Contrato prevê dragagem de 4 milhões de metros cúbicos de resíduos do fundo de canal em que está o porto e atrapalham navegação


por Portal Brasil


publicado:
26/01/2017 20h55


última modificação:
26/01/2017 20h55

O Ministério dos Transportes autorizou o início das obras do Porto de Itajaí (SC). A execução compreende os canais externo e interno, a bacia de evolução e os demais serviços e operações necessárias para readequação da geometria do canal de acesso aquaviário do porto.

A obra autorizada deverá retirar do fundo do canal o volume de 4 milhões de metros cúbicos de resíduos deslocados em virtude das fortes chuvas na região Sul do País, de forma a restabelecer a capacidade operacional do Porto para a profundidade normal de 14 metros, e ainda oferecer condições de navegabilidade e operação para navios de até 300 metros de comprimento.

O prazo previsto para a execução dos serviços de dragagem é de três meses. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, destacou o impacto dos portos no economia do País: “É preciso vencer a burocracia e investir cada vez mais nos nossos Portos. Os números do setor são fundamentais para a balança comercial”.

Para o ministro, a obra é fundamental para alavancar a logística e o desenvolvimento do Porto, pois “o canal de acesso perdeu profundidade após as cheias ocorridas no Vale do Itajaí”. “Essa obstrução trouxe impacto para o volume de cargas dos navios que aportam aqui”, explicou.

Porto

O Porto de Itajaí está localizado no segundo maior complexo movimentador de contêiner do Brasil. Conectado com as zonas produtoras de Santa Catarina pelas rodovias BR-101 e BR-470, o porto se destaca pelo escoamento de cargas refrigeradas, principalmente aves e suínos, além de estar na rota da importação dos principais mercados do mundo.

Aeroporto

Após a visita ao porto, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil participou da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC). O acordo entre a Infraero e a Prefeitura de Navegantes visa a desapropriação de áreas destinadas à futura expansão da unidade aeroportuária.

Segundo Quintella, por se conectar aos principais aeroportos do País e ter um papel fundamental no desenvolvimento da região do Vale do Itajaí e do litoral Norte do estado, o aeroporto deve estar entre os projetos prioritários do governo federal. “Estamos aqui hoje realizando uma reivindicação que já dura 20 anos. Não podemos impedir que empreendimentos como este fiquem desassistidos”, enfatizou.

Por meio de orientação da Infraero, já foram desapropriados 3 mil hectares. A intenção é que agora o município possa proceder com a desapropriação dos 2 mil hectares restantes, somando o total de 5 mil. A ação possibilitará a expansão do terminal aeroportuário, além de trazer mais prosperidade e desenvolvimento para o estado.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Minsitério dos Transportes