Portal Brasil

Parque Nacional Serra da Capivara terá gestão compartilhada

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Estado do Piauí, adotará um novo modelo de gestão compartilhada. 

Um acordo entre o Ministério da Cultura, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação do Homem Americano (Fumdham) e o governo do estado, assinado nessa quarta-feira (25), estabelece a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão.

“A responsabilidade do parque é de todos. É importante o contato permanente e não só formalidade. Vamos agora pensar no turismo e na importância do parque para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil e para a humanidade”, destacou o ministro da Cultura, Roberto Freire.

Após a assinatura do acordo, Freire visitou o parque, o Museu do Homem Americano, criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos, e o Centro Cultural Sérgio Motta, onde estão instalados laboratórios de pesquisa.

Serra da Capivara

Inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1991, e tombado pelo Iphan em 1993, o Parque Nacional da Serra da Capivara, além da riqueza ambiental, é um santuário histórico e cultural que abriga 400 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres que datam de cerca de 43 mil anos.

Com aproximadamente 129 mil hectares de proteção integral à natureza, abrange os municípios piauienses de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí. Fica no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície. Abriga fauna e flora específicas da caatinga.