Portal Brasil

Para garantir segurança, Exército fiscaliza explosivos

Instalada em todos os Estados, operação pretende evitar a circulação de bombas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos


por Portal Brasil


publicado:
01/06/2016 19h50


última modificação:
02/06/2016 09h24

Na última terça-feira (31), começou em Belo Horizonte (MG) a maior operação de fiscalização de explosivos do País. A inspeção, que é coordenada pelo Exército, ocorre em todos os Estados. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a atividade busca garantir a segurança do evento esportivo.

O principal objetivo da operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

Até o dia 2 de junho, 81 locais serão fiscalizados pelas equipes, formadas por pedreiras, mineradoras e prestadoras de serviço de detonação. Postos de fiscalização rodoviários também estão sendo utilizados.

A operação reúne integrantes do Exército brasileiro e de órgãos de segurança e ordem pública e agências governamentais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. No mês de maio, os integrantes da operação passaram por uma preparação por meio de um estágio de identificação de explosivos.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Exército