Portal Brasil

Pará tem gastronomia mais bem avaliada do Brasil

Entre as iguarias que podem ser encontradas na capital Belém estão tacacá, pato no tucupi, maniçoba, moquecas, caruru e chibé


publicado:
01/08/2017 15h38


última modificação:
01/08/2017 15h38

O estado do Pará é destaque na gastronomia do Brasil, com culinária de ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. Estudo do Ministério do Turismo, realizado em 2016, revela que a capital, Belém, desponta como destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros.

De acordo com a pesquisa, a gastronomia brasileira recebeu nota máxima de 95,4% dos visitantes internacionais e a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação. Maior parte dos visitantes chegaram à cidade no ano passado vindos da França (34%).

As avaliações positivas da gastronomia dos principais destinos brasileiros, com percentuais acima dos 93%, mostram que esse é um ativo importante do turismo brasileiro. Outros destinos bem avaliados são: Belo Horizonte (98,5%), Porto Alegre (98,2%), Paraty (97,7%) e São Paulo (97,5%).

Conheça alguns pratos da culinária paraense:

Pato no tucupi

O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, no qual fica de molho por algum tempo.

Maniçoba

À folha da planta da mandioca, depois de moída, é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa.

Caruru

Feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê.

Tacacá

O mingau quase líquido servido em cuias é constituído por uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

Chibé

A bebida, com um gosto levemente acidulado, leva farinha de mandioca e água. Considerada a mais paraense de todas as comidas.

Mujica

É um prato de espécie cremosa, que pode ser feita de farinha de peixe  conhecida como piracuí  massa de siri ou caranguejo.

Doces

As sobremesas paraenses são ricas em frutas, principalmente vindas da Amazônia, e licores. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná e a manga.

 Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo