Portal Brasil

Polícia Federal desarticula esquema de fraude contra o Fisco

Acusados movimentaram cerca de R$ 900 milhões que deveriam ter sido usados para quitar débitos fiscais e tributários


por Portal Brasil


publicado:
22/05/2015 16h25


última modificação:
22/05/2015 16h25

A Polícia Federal (PF) e a Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) desarticularam, no Distrito Federal, nesta sexta-feira (22), esquema de fraudes envolvendo a cobrança judicial de créditos públicos inscritos em dívida ativa. A operação Patriota, como é denominada a ação, envolve o cumprimento de 29 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

Os acusados são suspeitos de usar empresas de fachada para ocultar faturamento de empresas e, com isso, não pagar multas e débitos tributários. Além dos crimes de lavagem de dinheiro, são acusados de formação de quadrilha e falsidade ideológica. O golpe era comandado por gestores de um grupo empresarial que atua no ramo de transportes e turismo.

De acordo com a PF, por meio de empresas de fachada, os gestores do grupo empresarial movimentaram cerca de R$ 900 milhões que deveriam ter sido usados para quitar débitos fiscais e tributários.

A Procuradoria da Fazenda Nacional afastou da gestão do grupo empresarial os suspeitos de comandar o esquema. Para ocupar o lugar dos gestores foi nomeado, pela PFN, um auditor fiscal. De acordo com PF, o nome da operação é uma referência a um hotel, de mesmo nome, que pertence ao grupo empresarial investigado.

 

Fonte:
Policia Federal com informações da Agência Brasil