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Rede de Ensino e Pesquisa desenvolve ferramenta para educação a distância

Plataforma de videoaulas deve contribuir para o País alcançar a meta de elevar em 50% o número de matrículas no ensino superior


por Portal Brasil


publicado:
21/07/2016 15h31


última modificação:
21/07/2016 21h10

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desenvolveu uma ferramenta para educação a distância. A Videoaula@RNP é um serviço que reúne diversos tipos de mídia, como vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio, para elaboração e disponibilização de videoaulas na internet.

A iniciativa pode contribuir para o Brasil alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de elevar em 50% o número de matrículas no ensino superior entre jovens de 18 e 24 anos.

A RNP é organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). De acordo com o diretor-adjunto de Gestão de Serviços da entidade, Luiz Coelho, a educação a distância é uma alternativa viável, de menor custo e com qualidade igual ou superior se comparada aos cursos presenciais.

“Trata-se de um grande desafio que poderá ser superado com o uso efetivo de ensino à distância”, afirma.

Caso de sucesso

O Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que reúne universidades públicas do Estado, foi pioneiro a levar videoaulas para os alunos do curso de Sistemas de Computação, em 2005.

Até o momento, mais de 500 videoaulas foram elaboradas para o curso, que conta com 2 mil estudantes matriculados. “Nossos alunos estão muito bem classificados por meio das aulas de ensino a distância. O sistema forma professores, mestres e doutores. Portanto, a plataforma veio para ficar”, salienta o professor e coordenador do grupo de pesquisa da UFRJ, Edmundo de Souza e Silva.

Ambiente favorável

O Brasil é apontado internacionalmente como um dos mercados mais promissores no mundo, com instituições de ensino como Fundação Lemann, Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) investindo em cursos e disciplinas oferecidos nessa modalidade.

‘‘A experiência de aprendizado pode ser avaliada na qualidade do instrutor, do material didático, na metodologia e na dedicação do aluno. O ensino a distância requer uma metodologia capaz de motivar o aluno e possibilita o amplo acesso aos conteúdos anteriormente restritos aos muros da instituição, muitas vezes em cidades e, até mesmo, países diferentes”, explica Coelho.

RNP

Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com pontos de presença em todos os Estados do País, conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior e conta com mais de 4 milhões de usuários.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência Tecnologia, Informação e Comunicações