Portal Brasil

Revista da Espanha destaca beleza das chapadas brasileiras

Formações rochosas foram descritas pela revista Turisbox como locais destinados para turistas com o perfil aventureiro que se interessam pelo ecoturismo


publicado:
01/03/2016 10h30


última modificação:
01/03/2016 11h00

As chapadas Diamantina, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Parque Nacional Chapada das Mesas, são destaque da última edição da revista espanhola, Turisbox. A publicação produziu uma reportagem especial sobre os atrativos naturais e culturais das Chapadas brasileiras do Centro-Oeste e do Nordeste.

Em dez páginas, as formações rochosas repletas de beleza natural ganharam destaque em história, cultura, diversidade da fauna e da flora, como locais destinados para turistas com o perfil aventureiro e que se interessam pelo ecoturismo. 

“O vasto Bosque Atlântico, campos floridos e planícies de um verde interminável dividem a paisagem com o toque de caatinga e cerrado”, disse sobre a Chapada Diamantina.

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, considera a repercussão de extrema importância para atrair esse perfil de turista espanhol ao Brasil: “A Turisbox traz uma percepção interessante das Chapadas, com atividades para os que desejam se aventurar, relaxar ou conhecer melhor a história das regiões. Este ponto de vista é um incentivo a mais para futuros visitantes”.

O interesse estrangeiro pelas Chapadas brasileiras reforça o potencial do País para o segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que já é reconhecimento mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta.

Turistas de natureza

Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de estrangeiros que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas, os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur