Portal Brasil

Rio de Janeiro recebe Mostra Cine índio Brasil

Cultura

Cultura Indígina

O evento será realizado, até o dia 6 de junho, no Microcine Bonsucesso do Ponto de Cultura Cinema Brasil. A entrada é gratuita


por Portal Brasil


publicado:
27/05/2015 17h32


última modificação:
27/05/2015 17h32

O Rio de Janeiro (RJ) vai sediar, a partir do próximo sábado (29), Mostra Cine índio Brasil. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), e vai apresentar ao público filmes brasileiros sobre temas indígenas. 

A mostra tem o objetivo de disseminar e fortalecer as culturas e tradições dos povos originários. O encerramento, no dia 6 de junho, contará com uma rodada de debates sobre políticas públicas para populações indígenas 

Neste ano, o tema central da mostra é a Ameaça à Demarcação de Terras Indígenas – entre a Extinção e o Direito. Além dos filmes que despertam a reflexão sobre o assunto, serão realizadas mesas de debates, apresentações artísticas e exposição de artesanatos, tecidos, cocares multicores e colares multicontas. 

Desde 2010, a mostra é a única do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente a filmes brasileiros sobre temas indígenas. Além de priorizar filmes de ficção e de animação feito para salas de cinema, o espaço também recebe alunos de escolas públicas da região, que acompanham a programação por meio de excursões e parcerias com o governo municipal e estadual.  

Nesta edição, a mostra fará uma homenagem ao cineasta Gustavo Dahl, falecido em 2011. Em 4 de junho, será exibido o filme de sua autoria Uirá, um Índio em Busca de Deus, de 1974. Outro destaque do dia será a presença da cineasta Tizuka Yamasaki, que debaterá seu longa-metragem Encantados, com lançamento previsto para 2015, e vencedor do Prêmio Juventude (Melhor Filme Brasileiro) na Mostra Internacional de Cinema de SP. 

Na abertura, dia 29 de maio, o cineasta Marcos Veronese virá do Espírito Santo para a exibição de sua ficção inédita, Pássaro de Fogo, e após a exibição deste filme e da animação O Casamento da Ararinha-Azul, de Marcelo Branco, integrará a primeira mesa com o tema central da Mostra. 

Produções feitas por indígenas também terão espaço na programação a partir dos projetos das ONGs Raiz das Imagens, Vídeo nas Aldeias e dos Pontos de Cultura Indígena.

Fonte:

Ministério da Cultura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons

CC BY ND 3.0 Brasil
CC BY ND 3.0 Brasil