publicado:
30/03/2016 14h00
última modificação:
30/03/2016 12h42
Imigrantes e refugiados que não têm o pleno domínio do português podem estudar o idioma no Rio de Janeiro. O curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), começou nesta segunda-feira (28).
A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira (23), no auditório da Cruz Vermelha Brasileira. As aulas regulares estão sendo ministradas no mesmo local para os 70 alunos inscritos, três vezes por semana.
O curso é uma parceria entre Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados e Migrantes (CEIPARM) e a Cruz Vermelha Brasileira.
O secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, explica que o objetivo do curso é fortalecer a integração social local como solução duradoura para os refugiados. Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul também fecharam parceria com o governo federal e oferecem aulas do Pronatec para cerca de 400 imigrantes e refugiados.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça