Portal Brasil

Rondônia terá competição de tecnologia entre Institutos Federais

Porto velho reúne, a partir do dia 30, estudantes de 16 institutos; evento garante vaga Olimpíadas do Conhecimento 2016


por Portal Brasil


publicado:
28/05/2016 21h01


última modificação:
28/05/2016 21h01

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a cidade de Porto Velho (RO) sediará o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Em sua primeira edição, o evento terá a participação mais de 200 competidores de todo o país e de 16 institutos federais.

Esta é a primeira edição do desafio, que trará seis modalidades de competição, uma delas pré-seletiva para a Olimpíada do Conhecimento — maior evento de educação profissional da América Latina — que selecionará participantes para a Worldskills 2017. A cerimônia de abertura do evento será realizada no Campus Porto Velho Calama, na próxima segunda-feira, 30, às 19h30.

Uma das grandes disputas do Desafio é o Robotino. A competição garante vagas para a Olimpíada do Conhecimento 2016. Os vencedores desta etapa terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills 2017, evento internacional que reúne mais de 60 países de todo o mundo.

Todas as categorias serão disputadas nos três dias de evento simultaneamente: o Resgate, categoria da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino.

Oficinas

O Desafio também terá uma parte aberta ao público, com oficinas gratuitas para a programação de robôs. As oficinas terão duração média de três horas, e serão compostas por até 20 pessoas maiores que 13 anos. A inscrição poderá ser feita no próprio local do evento.

Os participantes serão instruídos sobre como programar o cérebro do robô para movimentos simples. “Os robôs ficarão prontos e serão apresentados os equipamentos acoplados e o funcionamento de cada um deles: o motor, os sensores e o cérebro do robô”, ressaltou Willian de Paula Pereira, professor de informática do IFRO e organizador do Desafio. Ainda segundo ele, não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever. “É bem intuitivo, o conhecimento vai ser colocado através de coisas do cotidiano, a pessoa será orientada o tempo todo”, destacou.

O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas em rede, equalizando as experiências e preparando os grupos de elite em robótica educacional. O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

Fonte: Ministério da Educação