Portal Brasil

Seleção de profissionais para MicSul termina nesta quinta (4)

Serão selecionados 61 representantes do Brasil para negociar com promotores culturais de doze países da América do Sul


por Portal Brasil


publicado:
01/08/2016 16h02


última modificação:
01/08/2016 16h12

Na próxima quinta-feira (4) terminam as inscrições para a seleção dos 61 profissionais que representarão o País na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). O evento é promovido por ministérios da cultura de 12 países sul-americanos e neste ano será realizado de 17 a 20 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.

O objetivo é impulsionar negócios entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas e, por isso, é voltado a micro e pequenos empreendedores.

Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Os selecionados pelo Ministério da Cultura e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) ainda receberão uma ajuda de custo para cobrir despesas como passagens aéreas, transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, taxas de excesso de bagagem e taxas de emissão de passaporte.

Para efetivar a inscrição, é necessário entregar portfólio, clipping de mídia, arquivos de áudio e vídeo, links para sites próprios ou outros materiais que atestem o mérito cultural e artístico dos trabalhos que serão apresentados no Micsul.

Contudo, não serão aceitas mais de uma inscrição por pessoa física, e a candidatura só será efetivada após o envio da proposta, por meio eletrônico, com todos os anexos requeridos.

Seleção 

O Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) serão responsáveis pela seleção dos representantes brasileiros. Serão 10 vagas paras as áreas de artes cênicas, design, audiovisual, mercado editorial, jogos eletrônicos e música e uma para a realização de um desfile de moda.

Os profissionais que oferecerão produtos ou serviços ao mercado externo ficarão com 70% das vagas. Os demais serão para aqueles que irão ao evento com o objetivo de comprar ou demandar ações e eventos a serem realizados no Brasil.

Os selecionados ainda participarão de uma oficina de formação, obrigatória, para atuação em rodadas de negócios internacionais, a ser realizada pela Apex-Brasil.

O Mercado

O MicSul é o principal encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. O evento incentiva o consumo e a circulação de bens culturais da região, além de impulsionar a venda e a comercialização de bens e serviços. A expectativa é que, neste ano, o MicSul reúna mais de 3 mil pessoas dos 12 países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África.

Além de estandes institucionais, o evento contará com fóruns de discussão, rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e sessões de pitching – nas quais são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura