Serão selecionados 61 representantes do Brasil para negociar com promotores culturais de doze países da América do Sul
por Portal Brasil
publicado:
01/08/2016 16h02
última modificação:
01/08/2016 16h12
Na próxima quinta-feira (4) terminam as inscrições para a seleção dos 61 profissionais que representarão o País na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). O evento é promovido por ministérios da cultura de 12 países sul-americanos e neste ano será realizado de 17 a 20 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.
O objetivo é impulsionar negócios entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas e, por isso, é voltado a micro e pequenos empreendedores.
Inscrições
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Os selecionados pelo Ministério da Cultura e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) ainda receberão uma ajuda de custo para cobrir despesas como passagens aéreas, transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, taxas de excesso de bagagem e taxas de emissão de passaporte.
Para efetivar a inscrição, é necessário entregar portfólio, clipping de mídia, arquivos de áudio e vídeo, links para sites próprios ou outros materiais que atestem o mérito cultural e artístico dos trabalhos que serão apresentados no Micsul.
Contudo, não serão aceitas mais de uma inscrição por pessoa física, e a candidatura só será efetivada após o envio da proposta, por meio eletrônico, com todos os anexos requeridos.
Seleção
O Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) serão responsáveis pela seleção dos representantes brasileiros. Serão 10 vagas paras as áreas de artes cênicas, design, audiovisual, mercado editorial, jogos eletrônicos e música e uma para a realização de um desfile de moda.
Os profissionais que oferecerão produtos ou serviços ao mercado externo ficarão com 70% das vagas. Os demais serão para aqueles que irão ao evento com o objetivo de comprar ou demandar ações e eventos a serem realizados no Brasil.
Os selecionados ainda participarão de uma oficina de formação, obrigatória, para atuação em rodadas de negócios internacionais, a ser realizada pela Apex-Brasil.
O Mercado
O MicSul é o principal encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. O evento incentiva o consumo e a circulação de bens culturais da região, além de impulsionar a venda e a comercialização de bens e serviços. A expectativa é que, neste ano, o MicSul reúna mais de 3 mil pessoas dos 12 países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África.
Além de estandes institucionais, o evento contará com fóruns de discussão, rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e sessões de pitching – nas quais são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura