Programas aprovados deverão reconhecer cursos, créditos, títulos e diplomas referentes às atividades desenvolvidas
por Portal Brasil
publicado:
01/03/2016 16h00
última modificação:
01/03/2016 17h45
O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgaram o resultado preliminar do edital nº 3/2015, responsável por selecionar programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras para a Universidade em Rede do Brics, grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Foram selecionadas 12 propostas nas áreas de Ciência da Computação e Segurança da Informação; Ecologia e Mudanças Climáticas; Economia; Energia; Estudos do Brics; e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição. Todas as iniciativas escolhidas constituem programas de excelência, vinculados a instituição de ensino superior recomendadas pela Capes com nota 6 ou 7.
Entre as atividades a serem realizadas pelas instituições selecionadas, destacam-se o desenvolvimento (por meio de parceiras entre países do Brics) de projetos pedagógicos comuns de mestrados profissionais, acadêmicos e doutorados, em língua inglesa, no âmbito da Universidade em Rede. As propostas de cursos novos serão submetidas à Capes, em conformidade com as normas e regulamentações relacionadas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Os programas aprovados deverão reconhecer (por meio de certificação ou diplomação conjunta) cursos, créditos, títulos e diplomas referentes às atividades desenvolvidas.
Fonte: Capes