Portal Brasil

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 é aberta oficialmente em Brasília

Durante evento, ministra em exercício elogia esforço do País para desenvolver setor


por Portal Brasil


publicado:
20/10/2015 22h20


última modificação:
22/10/2015 11h39

O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, recebeu nesta terça-feira (20) a abertura oficial da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com a presença de diversos estudantes. A temática da edição deste ano é Luz, Ciência e Vida, em referência ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015. 

Em discurso, a ministra em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro Curi, ressaltou o comprometimento do Estado brasileiro com o desenvolvimento do setor. 

“Na edição de 2015, contamos com mais de 2 mil instituições participantes, com 640 cidades, totalizando cerca 850 eventos e 26 mil atividades em todo o Brasil”, comemorou. “Com essa dimensão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia constitui evento de fundamental importância, não só para a divulgação da produção científica do País, mas também para despertar interesse pela pesquisa e pela inovação tecnológica”, acrescentou Curi. 

A meta do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno do universo da Ciência e Tecnologia (C&T), para estimular a criatividade e a atitude científica. Além disso, todos podem conhecer e discutir os resultados alcançados pelos projetos apresentados e a relevância e o impacto das pesquisas. 

“Esta edição da Semana é de especial importância para o MCTI, pois coincide com a comemoração dos 30 anos da criação do Ministério. Trata-se, portanto, de reviver uma história de três décadas, que marcam o despertar de uma consciência acerca da importância da ciência e da inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico do País e para a oferta de melhores condições de vida à sua população”, disse a ministra em exercício.  

Abóbada

Uma das atrações que mais chamaram a atenção do público foi o Visualdome, um espaço inflável de 200m2, em formato de planetário. Na abóbada acima dos visitantes, projetores de alta potência compõem um verdadeiro cinema em 360º. Por meio da tecnologia trazida pelo MCTI, os espectadores podem conhecer um pouco da história da relação do homem com a luz. A 12ª SNCT vai até 25 de outubro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação