Soja geneticamente modificada brasileira chega ao mercado em 2017
A tecnologia facilita o manejo de diversas plantas daninhas, inclusive as de difícil controle; o projeto foi desenvolvido pela Embrapa e pela Basf
publicado:
22/01/2016 19h52
última modificação:
25/01/2016 16h25
A primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil – a Cultivance – foi lançada esta semana e estará disponível para comercialização em 2017. A tecnologia facilita o manejo de diversas plantas daninhas, inclusive as de difícil controle. O projeto foi desenvolvido pela Embrapa e pela Basf.
Entre as cultivares indicadas para essa tecnologia está a “BRS 397cv”, indicada para o plantio na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. Apresenta alto potencial produtivo também em áreas com a presença do nematoide de galha e é resistente a algumas doenças como o cancro da haste.
O Sistema de Produção Cultivance combina quatro cultivares de soja geneticamente modificadas, de grande potencial genético, ao uso do herbicida de amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas, configurando um novo sistema de produção. A alternância entre diferentes tecnologias evita a seleção de plantas daninhas resistentes.
A soja Cultivance foi completamente desenvolvida no Brasil, desde o laboratório até a comercialização, e entra no mercado com aprovação nos principais países importadores da oleaginosa.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa