Portal Brasil

Tereza Campello enaltece engajamento da população no combate ao mosquito

“As pessoas perceberam que a limpeza não é só uma vez”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


por Portal Brasil


publicado:
11/03/2016 17h40


última modificação:
14/03/2016 16h38

A titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, elogiou o engajamento da população brasileira no combate ao mosquito Aedes aegypti. “As pessoas têm percebido que a limpeza não é só uma vez. Essa ideia de que não basta limpar a casa um dia, pegou. As pessoas sabem disso e têm feito a faxina”. Nesta sexta-feira (11), ela participou, junto aos servidores federais, de mais uma etapa da ação de combate ao Aedes aegypti nos prédios públicos federais.

A ministra destacou que toda a ação feita pelo setor público atinge apenas 20% dos criadouros do País. “Cerca de 75% a 80% dos criadouros estão dentro das áreas privadas. Por isso, é muito importante que a gente continue a nossa ação com engajamento do Brasil todo”, afirmou. De acordo com a Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), quase 60 milhões de domicílios foram vistoriados pelos agentes de saúde e militares das Forças Armadas. Dos 45 mil prédios da União, 18 mil já passaram por inspeção.

O MDS, com o apoio do Ministério do Planejamento, está na terceira etapa fase de vistorias dos sete prédios do ministério. E os servidores estão sendo capacitados para o combate. Cerca de 251 mil participaram de cursos, e a expectativa é que, até o final de março, 100% dos servidores estejam qualificados. “Esses dados apontam que estamos no caminho certo e que vamos conseguir vencer a guerra contra o zika”, apontou o secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona.

Segundo o secretário nacional adjunto do Patrimônio da União, Patrick Carvalho, mesmo com o fim das chuvas, a guerra contra o Aedes aegypti não deve parar. “A nossa atenção não pode diminuir. Esse é justamente o momento de a gente continuar com a rotina que já está estabelecida nas nossas casas e em todos os prédios públicos.”

Reconhecimento Internacional

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, visitou o Brasil em fevereiro para acompanhar a epidemia do zica vírus no País. Segundo Cardona, ela destacou que o Brasil está na liderança da estratégia de mobilização contra o Aedes. “Esse é um reconhecimento internacional das ações que nós estamos desenvolvendo.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do  MDS