Portal Brasil

TSE lança campanha para estimular participação feminina nas eleições municipais


publicado:
31/03/2016 19h00


última modificação:
31/03/2016 17h39

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta quinta-feira (31), a campanha Mulher na Política, durante sessão solene no Congresso Nacional. A campanha quer estimular a participação feminina nas eleições municipais de outubro com propaganda institucional em rádio e TV, conforme atualizações da minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015).

“Mais do que cumprir cotas de gênero nas candidaturas, é preciso dar real efetividade a mecanismos legais no que se refere a esse assunto. É parte de um desafio cultural que envolve toda a sociedade brasileira”, afirmou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

O ministro anunciou também o lançamento da campanha Igualdade na Política que, a partir de sexta-feira (1º), veiculará peças institucionais em emissoras de televisão, rádios e nas redes sociais, com a hashtag #mulheresnapolitica.

Participação mulheres

No Brasil, somente 10% do total de prefeitos são mulheres e apenas 12% vereadoras. Na Câmara, as mulheres ocupam hoje apenas 44 cadeiras das 513 existentes, no Senado elas são 13 entre 81 vagas.

A senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM) lembrou que a cota de 30% de candidaturas femininas, prevista a Lei eleitoral desde 1995, não tem conseguido cumprir o seu papel: nas últimas eleições, as mulheres ocuparam apenas 10% dos cargos eletivos, aproximadamente.

A Lei que prevê a cota não prevê punição caso o partido não a cumpra. “Com essa campanha podemos estimular o apoio que precisamos para garantir um maior número de mulheres no Parlamento”, observou Vanessa.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil