Portal Brasil

Voos alcançaram pontualidade de 93,5% no carnaval

Em escala de 1 a 5, a satisfação do passageiro nestes terminais alcançou nota 4,08


por Portal Brasil


publicado:
18/02/2016 11h39


última modificação:
18/02/2016 11h43

Levantamento realizado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) nos sete aeroportos com maior fluxo de pessoas durante o carnaval revelou que apenas 6,52% dos 16.209 voos programados para o período decolaram com atraso superior a 30 minutos. A taxa está dentro da meta estipulada pelo governo federal, de 15%, no máximo. O índice médio de pontualidade, sustenta o balanço, manteve-se em 93,5%.

O terminal de Recife (3,91% de atrasos) foi o mais pontual, seguido por Brasília (4,68%), Santos Dumont (4,98%), Salvador (6%), Galeão (6,13%), Congonhas (6,54%) e Guarulhos (9,46%). Juntos, os sete aeroportos constituem 55% da movimentação anual de passageiros no País.

Para o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, a pontualidade revela gestão eficiente, resultado do trabalho combinado de gestores públicos e privados. “No setor aéreo, o trabalho integrado é uma política compartilhada por governo, iniciativa privada, gestores e operadores. Quando um número vai bem, é sinal que a atividade, como um todo, funcionou de acordo com as regras, responsabilidades e todo o planejamento pensado para o atendimento ao passageiro”, analisa.

Em escala de 1 a 5, a satisfação do passageiro nestes terminais alcançou nota 4,08: patamar entre “bom e muito bom”. Recife teve o melhor aeroporto durante a Operação Carnaval 2016, segundo avaliação dos viajantes ouvidos na pesquisa permanente da Secretaria de Aviação, atingindo nota 4,35. O terminal da capital pernambucana também foi o mais ágil nos procedimentos de imigração: em média, 3 minutos por passageiro.

Guarulhos foi o segundo melhor aeroporto em termos de satisfação, com 4,33 pontos. Além disso, o terminal internacional não registrou filas para procedimentos de aduana (nada a declarar), com atendimento imediato. Em Congonhas, no centro de São Paulo, a satisfação alcançou 4,26.

Brasília registrou a melhor média de tempo para atendimento no balcão de check-in internacional: 3 minutos. A satisfação do passageiro no aeroporto da capital federal obteve nota 4,08.

No terminal do Galeão, foi registrado atendimento sem filas para procedimentos de inspeção de segurança. Já o aeroporto Santos Dumont registrou os melhores tempos de atendimento no balcão de check-in doméstico (3 minutos) e também para a restituição de bagagem doméstica (18 minutos).

Embarques e desembarques

A SAC-PR estima que, entre 4 e 15 de fevereiro, 5 milhões de viajantes tenham passado pelos sete aeroportos da Operação Carnaval 2016 (entre chegadas e partidas). A projeção é calculada com base na oferta de assentos das companhias aéreas e considerando uma ocupação média de 85%.

Os picos de movimentação nos sete terminais que integram a Operação foram registrados em 5 de fevereiro, com cerca de 461 mil passageiros transportados, seguido do dia último 10, com 458,5 mil viajantes. Os terminais de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) tiveram, juntos, a maior movimentação no período: 2,31 milhões de pessoas.

Fonte: Secretaria de Aviação da Presidência da República