CONFEP no Brasil, Paraná

Workshop Realizado pela ACIM Associação Industrial Comercial de Maringá com Participação do Conselho Federal Parlamentar Delegado Regional Chrystian Gardin e Engenheiro Ambiental Gustavo Ramari discute soluções para Lojas e comércio de pneus em Maringá, Paraná

Na noite de 29 de maio de 2023, um importante workshop foi realizado na Associação Industrial e Comercial de Maringá, no Paraná. O evento reuniu diversos profissionais e especialistas para discutir o tema “Meio Ambiente no Comércio de Pneus”, com destaque para a presença do Delegado Regional Chrystian Gardin do Conselho Federal Parlamentar e do Engenheiro Ambiental Gustavo Ramari.

A questão da sustentabilidade tem sido cada vez mais tolerada em todo o mundo, e o comércio de pneus não fica de fora desse debate. Os pneus são um dos principais resíduos gerados pela indústria automotiva, e seu descarte inadequado pode causar graves danos ambientais, como a contaminação do solo e da água.

Durante o workshop, foram desenvolvidas diversas soluções e boas práticas para minimizar os impactos ambientais do comércio de pneus. O Delegado Regional Chrystian Gardin destacou a importância da legislação ambiental e do papel dos órgãos fiscalizadores na garantia do cumprimento das normas.

Já o Engenheiro Ambiental Gustavo Ramari apresentou algumas das principais tecnologias e práticas práticas aplicadas na gestão de pneus, como a reciclagem, recauchutagem, reutilização e logística reversa. Ele explicou que a reciclagem de pneus pode ser feita de diversas formas, como na produção de asfalto, borracha granulada para campos de futebol e playgrounds, entre outros.

A recauchutagem é outra alternativa interessante, que consiste em renovar a banda de rodagem dos pneus usados, prolongando sua vida útil e atendendo a necessidade de descarte. Já a reutilização pode ser feita em diferentes contextos, como pneus usados ​​em cursos de obstáculos, decoração e artesanato.

Por fim, o Engenheiro Ambiental Gustavo Ramari destacou a importância da logística reversa, que é o processo de coleta e retorno dos pneus usados ​​pelos fabricantes ou importadores para que sejam corretamente destinados. Ele ressaltou que a logística reversa é uma obrigação legal para as empresas que comercializam pneus no Brasil, e que seu cumprimento é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente.

Em resumo, o workshop realizado na Associação Industrial e Comercial de Maringá foi uma importante oportunidade para reunir especialistas e discutir soluções voltadas para o comércio de pneus. A presença do Delegado Regional Chrystian Gardin e do Engenheiro Ambiental Gustavo Ramari trouxe insights valiosos sobre a legislação e tecnologias disponíveis para minimizar os impactos ambientais do setor.

Ficou evidente que a gestão sustentável de pneus é um tema de grande consolo para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. O descarte inadequado de pneus pode causar graves danos ambientais e à saúde pública, por isso é fundamental que empresas e consumidores estejam conscientes de suas responsabilidades nesse processo.

Nesse sentido, a adoção de boas práticas e tecnologias sustentáveis, como a reciclagem, recauchutagem, reutilização e logística reversa, pode contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável. Cabe a todos nós, como cidadãos e consumidores, fazer nossa parte e agir de forma consciente e responsável em relação ao descarte de pneus e outros resíduos.

 

 

Agradecimentos a Denise Bonacio da ACIM