James Heckman elogiou politicas públicas e afirmou que País compreendeu a importância do ensino para desenvolvimento das crianças
por Portal Brasil
publicado:
19/05/2015 17h16
última modificação:
19/05/2015 17h54
O economista norte-americano James Heckman, vencedor do prêmio Nobel em 2000, afirmou que as políticas públicas do Brasil para a educação básica são um exemplo para outras nações. Heckman reuniu-se nesta terça-feira (19) com o ministro da Educação, Janine Ribeiro, em Incheon, na Coreia do Sul, pouco antes da abertura do Fórum Mundial de Educação, evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Para Heckman, o Brasil demonstra compreensão da importância dos investimentos no ensino para crianças. Durante a reunião, os dois debateram a importância de antecipar o investimento na educação das crianças como forma de contribuir para o desenvolvimento dos países.
De acordo com Heckman, a tendência atual é esperar que o desenvolvimento das crianças comece somente na escola, o que ele considera um desperdício. Heckman observou que algumas habilidades do ser humano, ao serem estimuladas o quanto antes, ajudam no desenvolvimento escolar.
Creches
O ministro Janine Ribeiro destacou ações do governo brasileiro nos últimos anos, entre elas o Bolsa-Família, um modelo internacional de políticas de inclusão social com incidência positiva nos índices de educação. “Já há alguns anos o Brasil considera a educação básica um investimento”, disse.
O ministro ressaltou ainda a importância do programa Brasil Carinhoso e da construção de creches. “Fico feliz em dizer que, apesar do ajuste financeiro, autorizei a construção de cerca de 300 novas creches”, explicou Janine Ribeiro.
Após a reunião, o ministro participou da cerimônia de abertura do fórum, que contou com a presença de 130 representantes da área de educação de vários países. Nos próximos dias, Janine Ribeiro participará de painéis e plenários sobre as metas de educação nos próximos anos.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação