Portal Brasil

Chancelar da Eslovênia visitará o Brasil

Objetivo é aproximar empresários brasileiros e eslovenos, além de facilitar contatos entre os setores públicos de ambos os países


por Portal Brasil


publicado:
23/03/2015 19h05


última modificação:
24/03/2015 10h31

O Chanceler da Eslovênia fará visita ao Brasil nesta semana, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (23).

O objetivo da visita é aproximar empresários brasileiros e eslovenos, além de facilitar contatos entre os setores públicos de ambos os países.

Em sua passagem por São Paulo, Karl Erjavec buscará reforçar contatos empresariais e apresentar o interesse esloveno em uma maior cooperação comercial.

O Chanceler encontrará o Vice-Governador de São Paulo, Márcio França, inaugurará a Câmara de Comércio Brasil-Eslovênia e participará de evento empresarial na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, além de reunir-se com a comunidade eslovena residente na cidade. 

Da pauta de seu encontro com o Chanceler Mauro Vieira, fazem parte, entre outros temas, a cooperação bilateral em comércio e ciência e tecnologia.

Também serão tratados temas da agenda regional e multilateral, como o processo de adesão dos países da ex-Iugoslávia à União Europeia, mecanismos de integração regional na América Latina, o Acordo de Associação Mercosul-União Europeia, o terrorismo global, a situação na Ucrânia, a questão síria e o avanço do Estado Islâmico, entre outros.

Na área científico-tecnológica, em que os países dispõem de Acordo-Quadro de Cooperação desde 2002, destacam-se os programas de intercâmbio de professores, como no caso do Instituto Nacional de Biologia e a UFRJ. Há, ainda, estudantes brasileiros de pós-graduação na Eslovênia, amparados pelo programa Ciência sem Fronteiras. 

Relações bilaterais

Os laços entre o Brasil e a Eslovênia remontam à fundação deste país. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia, em maio de 1992.

Até então, a Eslovênia integrava a República Federalista Socialista da Iugoslávia. A Embaixada do Brasil em Liubliana foi aberta em 2008, e a Embaixada da Eslovênia em Brasília foi inaugurada em 2010.

Atualmente, há cerca de 1500 eslovenos e descendentes de eslovenos no Brasil, a maior parte deles concentrada na cidade de São Paulo. Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em fins do século XIX, e a última leva expressiva de eslovenos chegou ao país após o fim da Segunda Guerra.

O comércio entre Brasil e Eslovênia atingiu a cifra recorde de US$ 466 milhões em 2014, ano em que foi realizada a primeira reunião da Comissão Mista para Assuntos Econômicos.

Fonte:
Blog Diplomacia Pública

 

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/Rss-Governo/~3/xZ0RQYOP7zA/chancelar-da-eslovenia-visitara-o-brasil