Portal Brasil

Comissão do Senado aprova novos diretores do BC

Nomes foram aprovados para integrar a cúpula do Banco Central. Os executivos têm grande experiência profissional e acadêmica


por Portal Brasil


publicado:
05/07/2016 13h18


última modificação:
05/07/2016 15h34

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, após sabatina nesta terça-feira (5), os nomes dos quatro novos diretores do Banco Central. A lista segue agora, com urgência, para o Plenário do Senado – apenas depois dessa votação eles poderão ser nomeados.

Durante uma sabatina de pouco mais de três horas, os senadores interpelaram os indicados para ocupar a cúpula do Banco Central. Cada um deles teve tempo de fazer um discurso e responder as perguntas.

O principal recado de todas as falas foi a defesa de níveis de inflação mais baixo, de um sistema financeiro sólido e de como um custo de vida controlado é essencial para uma economia sustentável.

Carlos Viana de Carvalho, que vai para a diretoria de Política Econômica, foi aprovado por 24 votos a três. Isaac Sidney Ferreira, indicado para diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, passou por 25 a dois.

Placar favorável

Reinaldo Le Grazie, que vai ocupar o cargo de diretor de Política Monetária, foi aprovado por 22 votos a cinco. Tiago Couto Berriel, indicado para o cargo de diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, passou por 24 votos a três.

Além dos diretores do BC, a comissão também aprovou Henrique Balduíno Moreira para diretor da Comissão de Valores Mobiliários. O nome dele, assim como os do BC, vai para o Plenário do Senado, onde será votado em regime de urgência para dar mais agilidade à nomeação do grupo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central e da TV Senado