Portal Brasil

Dilma pede que a população ajude a combater mosquito que transmite o zika vírus

“Temos de assegurar que as pessoas se conscientizem de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera”, lembrou a presidenta


por Portal Brasil


publicado:
21/01/2016 17h24


última modificação:
22/01/2016 11h15

A presidenta Dilma Rousseff pediu que a população ajude no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da febre zika, entre outros. A doença é apontada como possível causa do aumento de casos de microcefalia em bebês nos últimos meses. O pedido foi feito, nesta quinta-feira (21), durante a inauguração da Via Mangue, em Recife (PE).

“Temos de assegurar que as pessoas se conscientizem de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera”, lembrou. Pernambuco é o Estado brasileiro com maior número de casos suspeitos de microcefalia, com 1.306 registros, mas a doença tem sido detectada em outras cidades de várias regiões do País. A presidenta disse que esse esforço é ainda mais importante enquanto não existir uma vacina contra o zika vírus.

“A gente só vai conseguir ter esse combate e ser vitorioso se a população se engajar. Por mais esforços que nós façamos, sempre é possível ter uma água parada que nós não vimos. E daí, quem tem mil olhos? A população tem mil olhos. E é ela que pode também nos ajudar, para que, enquanto não temos a vacina, enquanto não podemos fazer um combate mais genérico a ele, que a gente tire as condições de reprodução do mosquito.”

Dilma acrescentou que o Ministério da Saúde está fazendo um esforço junto a todos os grandes laboratórios brasileiros e internacionais para que se chegue a uma vacina – não apenas contra o vírus da dengue, mas também contra o zika vírus.

A presidenta elogiou a atuação do governador de Pernambuco e do prefeito de Recife no combate ao mosquito Aedes aegypti, afirmando que os dois tiveram uma ação protagonista neste sentido. “Eles iniciaram esse combate, que tem de ser feito em três fases. [Além do combate ao mosquito], temos de dar todo apoio e atendimento às crianças vítimas de microcefalia e às suas famílias. São essas três ações.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto