Portal Brasil

Forças Armadas vão atuar no revezamento da Tocha

Exército, Marinha e Aeronáutica vão reforçar segurança em Brasília, Belém, Natal, São Paulo, Joinville e Rio de Janeiro


por Portal Brasil


publicado:
01/09/2016 19h53


última modificação:
01/09/2016 19h53

Para reforçar a segurança e os trabalhos da operação de garantia da lei e da ordem no revezamento da Tocha Paralímpica, um decreto presidencial autorizou o emprego das Forças Armadas nos serviços.

A atuação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ocorrerá como força de contingência, caso o governo de um dos cinco estados que receberão a Tocha solicite o apoio das Forças; e em ações de enfrentamento ao terrorismo, caso seja necessário realizar alguma varredura química, biológica, radiológica ou nuclear (QBRN).

O trajeto da Tocha Paralímpica foi iniciado nesta quinta-feira (1º) em Brasília (DF), e seguirá para Belém (2), Natal (3), São Paulo (4), Joinville (5) e Rio de Janeiro (6). 

Além do apoio no trajeto da Tocha, com a abertura da Vila Paralímpica no início desta semana, e o início da chegada de mais de dois mil atletas estrangeiros, as Forças Armadas já retomaram suas atividades do eixo de Defesa Nacional, dentro do plano de segurança dos Jogos.

As Forças Armadas atuarão com um contingente de aproximadamente 23 mil militares que, além de desempenharem funções como defesa marítima e aeroespacial, atuarão também no policiamento ostensivo em algumas vias expressas do Rio. Além disso, o Exército dará apoio extra na região de Deodoro com a montagem de três postos médicos: um no Estádio de Deodoro e outros dois nos Centros Olímpicos de Hipismo e de Tiro.

Competição

Os Jogos Paralímpicos começam no próximo dia 7 de setembro e vão até o dia 18. Ao todo, serão 21 áreas de competição, 23 modalidades e delegações de 176 países.  

“O sucesso da segurança nos Jogos Olímpicos não pode nos fazer relaxar. Os Jogos ainda não acabaram, as ameaças continuam as mesmas e precisamos estar atentos, respeitando todos os protocolos de atuação para garantir, também nos Jogos Paralímpicos, o mesmo ambiente seguro e pacífico”, explicou o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos será no próximo dia 7 de setembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Tocha Paralímpica

O início do revezamento da tocha ocorreu de forma diferente: ela foi acesa por meio da participação de internautas que, nas redes sociais, utilizaram a hashtag #ChamaParalimpica. No twitter, o tema chegou a entrar na lista de trending topics.

Na capital federal, a cerimônia aconteceu no Parque da Cidade, tendo como primeiro condutor o ex-atleta de futebol e vôlei sentado Cláudio Irineu da Silva. Em Brasília, 103 pessoas conduzirão a tocha pelos diversos pontos da cidade. 

O revezamento pelas seis cidades terá um tema específico ligado ao valor paraolímpico. Em Brasília, foi a igualdade. Em Belém, determinação. Na cidade de Natal, o tema será inspiração. Em São Paulo, o valor será a transformação. Em Joinville, coragem e, no Rio de Janeiro, paixão.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa