Portal Brasil

Jogos Indígenas têm rede especial de atendimento à saúde

Ministério da Saúde repassou R$ 463 mil para apoio no custeio de medicamentos, insumos estratégicos, profissionais de saúde, SAMU e outras unidades de suporte básico


por Portal Brasil


publicado:
23/10/2015 13h50


última modificação:
23/10/2015 18h25

Os participantes dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), em Palmas (TO), contam com três postos de saúde prontos para prestar assistência durante o evento. São duas unidades básicas na Vila dos Jogos e uma unidade avançada de funcionamento 24 horas na Okara, local de hospedagem dos indígenas brasileiros.

O Ministério da Saúde repassou R$ 463 mil à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas para apoiar o custeio de medicamentos, insumos estratégicos, profissionais de saúde, ambulâncias e outras unidades de suporte básico. De acordo com estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), o município é responsável pela assistência à saúde no evento, com suporte do Estado e da união.

O Ministério da Saúde, em conjunto com os gestores estadual e municipal, prepararam uma estratégia de monitoramento das ocorrências em saúde e para a assistência da população durante os Jogos. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) está em comunicação direta com os vários setores que envolvem a área, como unidades básicas, hospitais e vigilância sanitária.

O local concentra informações, o que permite à equipe técnica de Saúde tomar decisões diante de quaisquer situações de urgência, surtos, reações adversas ou mesmo desastres. A sala de situação começou a funcionar no dia 19 de outubro e ficará ativa até 5 de novembro. O Ministério da Saúde também enviou representantes das áreas de atenção à saúde, saúde indígena e vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, além de outras áreas que estarão de sobreaviso.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde