Portal Brasil

Projeto Rondon leva apoio a comunidades do Maranhão

A operação será realizada até 30 de janeiro nos municípios de Bacuri, Conceição de Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão


por Portal Brasil


publicado:
15/01/2016 18h30


última modificação:
20/01/2016 19h11

A Operação Bacuri, que integra o Projeto Rondon, terá início neste sábado (16), no Maranhão. A cerimônia de abertura, às 10h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado, em São Luís, contará com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo.

Mais de cem estudantes e professores universitários de 11 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Maranhão irão trocar o período de férias escolares para realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

A operação será realizada nos municípios de Bacuri, Conceição de Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão, até o dia 30 de janeiro deste ano.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as instituições de ensino superior, visa a somar esforços com autoridades municipais e lideranças comunitárias, a fim de contribuir para o bem-estar social da comunidade e na construção e promoção da cidadania.

Operação Bacuri

Durante a operação, os “rondonistas” de 11 instituições de Ensino Superior do Estado irão atuar com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles. Serão ministradas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e Justiça.

Os alunos e professores das instituições de ensino parceiras irão repassar conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, aproveitamento total de alimentos, cultivo de hortas, reciclagem de materiais e aumento das potencialidades turísticas, dentre outras, aos moradores das comunidades maranhenses. Cada município receberá 20 voluntários.

História

A primeira operação do Projeto Rondon, denominada “Operação Zero”, contou com um grupo de 30 estudantes e dois professores. Em 11 de julho de 1967, eles embarcaram do Rio de Janeiro para Rondônia onde permaneceram por 28 dias e realizaram ações de levantamento, pesquisa e assistência médica, beneficiando as comunidades carentes.

Desde a sua retomada, em 2005, após interrupção dos trabalhos em 1989, o Projeto Rondon realizou 69 operações, em 854 municípios de 23 Estados, envolvendo 1,9 mil instituições de Ensino Superior e 20.562 universitários e professores, atingindo com suas ações multiplicadoras centenas de milhares de pessoas.

Fonte: Ministério da Defesa