CONFEP no Brasil, São Paulo

Delegado Municipal por Porangaba/SP, Vereador Jardelino realiza reunião com comerciantes sobre segurança.

O Delegado Municipal do CONFEP, por Porangaba/SP, Vereador  JARDELINO DE QUEIROZ SAMPAIO FILHO, realizou no ultimo dia 14/02/2014, reunião com comerciantes de sua cidade com o tema segurança.  A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Porangaba/SP.

Após uma onda de assaltos a estabelecimentos comerciais e à residências ocorrido em Porangaba, insatisfeitos com a falta de ação policial, os comerciantes se reuniram com os vereadores, no último dia 10, na sede do Poder Legislativo, para debaterem sobre o assunto, apontarem problemas e buscar alternativas para combater o avanço a criminalidade.

Presente durante a reunião, ao ouvir os relatos de insegurança e as dificuldades enfrentadas ao buscar ajuda policial, que vão desde a comunicação da ocorrência, através do telefone 190, até o registro do boletim de ocorrência, o vereador Jardelino de Queiroz disse que também já passou pela mesma situação dos comerciantes.

O vereador Jardelino, que também é Delegado do Conselho Federal Parlamentar – CONFEP, falou ainda da sua preocupação com o avanço da violência na cidade e a importância da mobilização da população para combater a criminalidade. “Essa iniciativa é extremamente importante para mudar essa sensação de insegurança que se instalou em nossa cidade. População, comerciante e governo municipal devem se unir e trabalhar juntos para reverter essa situação. Para combater não apenas os assaltos, mas também o vandalismo e sobre tudo o avanço das drogas, que põem em risco a vida de nossas crianças”.

 Dentre os pontos mais discutidos estavam, o baixo efetivo policial, ausência de policiamento ostensivo nas ruas, a demora da polícia para chegar ao local da ocorrência e a morosidade para a elucidação dos crimes, oque traz a sensação de insegurança para comerciantes e para a população, além do efeito de impunidade, dando ao meliante a oportunidade de continuar agindo livremente, sem a presença efetiva da polícia.

 Ante do encerramento da reunião, ficou decidido a elaboração de uma ata com as principais dificuldades e reivindicações dos comerciantes, além de já pré-agenda para dentro de no máximo 15 dias a próxima reunião, onde deverão ser apresentadas as principais diretrizes que que deverão ser encaminhadas aos comandos das Policias Militar e Civil.

O tema atraiu diversos comerciantes interessados em auxiliar os órgãos competentes neste tão grave problema.  É o CONFEP, ajudando na solução dos problemas locais.

Fonte: Depto de comunicação do CONFEP / Assessoria do vereador.