CONFEP no Brasil, São Paulo

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PM NO VALE DO PARAÍBA, DIVULGA AÇÕES SOCIAIS

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Comando de Policiamento do Interior -1

Vigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar do Interior

Seção de Comunicação Social

NOTA PARA A IMPRENSA

Cruzeiro, 25 de janeiro de 2013.

VISITAS DE PESQUISADORES DO INSTITUTO SOU DA PAZ A QUATRO PROJETOS FINALISTAS DO 23° BPM/I

    O 23°BPM/I dando continuidade à melhoria de sua gestão pela qualidade realizou a inscrição de 06 (seis) iniciativas sociais por ele desenvolvidas junto ao Instituto Sou da Paz (http://www.soudapaz.org/), cujo objetivo é o de influenciar a atuação do Poder Público e de toda a Sociedade frente à violência, implementando projetos nas regiões e com os públicos mais afetados pela violência, assessorando Governos na elaboração e implementação de Políticas de Segurança e mobilizando a Sociedade sobre o tema.

Foram ao todo inscritos 60 (sessenta) projetos, onde a Unidade participou com percentual de 10% do 5° Prêmio Polícia Cidadã (Boas práticas devem propagar no http://www.soudapaz.org/premiopolicia/), sendo este prêmio abrangente a todo o Estado de São Paulo e não somente à cidade de São Paulo, como foram os anteriores. Todos os Projetos foram avaliados por uma Comissão de profissionais na área de segurança pública, delas restando 20 (vinte) Projetos finalistas, onde o Baralhão continuou a participar com 04 (quatro) Projetos finalistas (20% do total).

Na data de 22 de janeiro de 2013, a Unidade recebeu duas equipes de Pesquisadores do Instituto Sou da Paz, para apreciação prática das iniciativas, sendo assim destacadas suas visitas:

  1. As Pesquisadoras Érica Ribeiro Silva e Danielle Regina de Oliveira avaliaram as iniciativas “Canelinha de Ouro” de Guaratinguetá e “União e Inteligência contra as Drogas e a Violência” de Piquete. Em Guaratinguetá entrevistaram Rodrigo Vieira Gabriel (Academia Happy Day), Cláudia Helena Chad (Academia Happy Day), Fátima Aparecida Amâncio dos Santos Silva (Vice Presidente da Associação de Bairro), Daniela Ribeiro de Paulo (Cabo da Polícia Militar) e Marco Antonio de Oliveira (Capitão da Polícia Militar e Coordenador do Projeto). Também entrevistaram os alunos João Maurício de Souza Ribeiro, Felipe da Silva Almiro e Leandro Vila Nova de Brito, assim como os pais Cláudia Vila Nova e Ezaú Alves de Brito. Em Piquete entrevistaram o Delegado de Polícia Titular do Município Eduardo Luiz dos Santos Cabette, o Comandante da Polícia Militar do Município, Sub Tenente Luiz Carlos dos Santos e o Promotor de Polícia Comunitária e Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Município José Maria de Azevedo Paiva.
  2. Os Pesquisadores Danilo Alberto e Leda Vasconcellos avaliaram as iniciativas “Fragilidade Social” e “Operação conjunta com diferentes órgãos Estaduais e Municipais”, ambos de Cruzeiro. Entrevistaram Sandra da Cunha e Fabiana Nadur Ferreira, ambas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, os Capitães Felipe Neri Vani e Cláudio Yuri Chaves da Silva, junto ao 1° Sargento Antonio Sávio de Lima Moreira, Leandro Santiago dos Santos, Coordenador da Defesa Civil Municipal e Fábio Eugênio Ezequiel Teixeira, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Cruzeiro. Foram também  recepcionados pela Prefeita de Cruzeiro, Sra Ana Karin em seu Gabinete, que reforçou a importância das parcerias, onde o Poder Público Municipal é a esfera mais próxima da população e principal responsável pela Segurança Primária da sociedade.
  3. Os Projetos destaques têm as seguintes premissas principais:

3.1.        Canelinha de Ouro: inserção social através do esporte, afastando nossas crianças e adolescente do tráfico e do consumo de drogas; abrange o bairro atendido pela Unidade Avançada de Polícia Comunitária (UAPC) e cria condições para a proliferação de ideias que favoreçam a saúde, a prevenção às drogas, a amizade e a não violência – esta especialmente fruto da aproximação da Polícia Militar;

3.2.        União e Inteligência contra as Drogas e a Violência: fortalecimento dos conceitos do policiamento comunitário, integrando as forças sociais e visando objetivos que fortaleçam a sensação de segurança na população e a paz social. Integração Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, CONSEG, Associações de Bairro e Comercial, Empresas, Conselho Tutelar, Serviços de Fiscalização Municipal e Polícia Militar e Civil do Estado de Minas Gerais.

3.3.        Fragilidade Social: via cadastro voluntário da Prostituição Masculina e Feminina, Flanelinhas e Moradores de Rua, que se encontram na situação grande parte  decorrentes da dependência às drogas e álcool, cujo objetivo da iniciativa é o necessário tratamento e reinserção social destas pessoas ao meio comunitário;

3.4.        Operação conjunta com diferentes órgãos Estaduais e Municipais: englobando Polícia Militar, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Fiscalização Tributária, Vigilância Sanitária, Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal, CONSEG e Assistentes Sociais visando principalmente inibir o consumo de álcool e drogas pelas crianças e adolescentes, procurando dar integral cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente e também visando à regularidade dos estabelecimentos comerciais e a saúde pública; Também são parceiros o Ministério Público e o Poder Judiciário nesta empreitada;

  1. O Sou da Paz aposta no potencial dos municípios e assessora as Prefeituras na realização de diagnósticos da violência, na construção de planos de prevenção e na implementação destes planos. Além disso, realiza oficinas, encontros e seminários de formação para estimular os governos municipais a assumir esse papel.
  2. 5.    Ao final, serão três projetos escolhidos em todo o Estado, além de um projeto escolhido por meio de Votação Popular no site do Instituto Sou da Paz.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”